Juntas de Dilatação

As juntas de dilatação são aberturas previstas nas estruturas de construções para permitir movimentos de origem térmica, deformação lenta, retração, frenagem, movimentos mecânicos e outros. Nosso diferencial:
• Realizado por profissionais dedicados unicamente à área de juntas de arquitetura.
• Serviço completo que garante a instalação do produto na medida exata desde a projeção inicial até o desenho final.

O que são e como funcionam as Juntas de Dilatação?

Chamamos de juntas de dilatação um recurso usado em todas as construções, intencionalmente, com a finalidade de evitar rachaduras na estrutura do mesmo. Como todos os materiais se dilatam e retraem, por conta das variações de temperatura, deformações, frenagens, movimentos mecânicos etc., há necessidade de se criar um espaço entre as juntas. Assim, esse espaço é utilizado para essa dilatação. Funciona da seguinte forma: as variações de temperatura fazem com que os materiais dilatem. Isso acontece com vários materiais, principalmente construções que usam concreto, cimento ou granilite. A variação de temperatura faz com que elas se dilatem. Essa dilatação pode ocasionar rachaduras. Para evitar isso, utiliza-se propositalmente as juntas de dilatação.

Esses espaços funcionam de forma a compensar a dilatação, evitando, assim, que aconteça um atrito e rachaduras. Na verdade, as juntas são apenas espaços destinados a esse fim. Quando acontece a dilatação, tendo um espaço, ele serve para que não aconteçam as rachaduras. Quando não se utiliza juntas de dilatação, a construção pode facilmente criar rachaduras devido à variação térmica. Se o material se dilatar com a temperatura alta, não havendo espaço, ele irá rachar e trazer problemas estruturais para a construção. Por isso, as juntas de dilatação são importantes para evitar esse tipo de problema.

Diferenciais e aplicação de Juntas de dilatação

Todos os tipos de construções que utilizem materiais que dilatem com a temperatura devem possuir juntas de dilatação. Elas são essenciais para a manutenção da construção e para evitar danos estruturais nas mesmas. Por isso, observe sempre em tudo o que for construir se o arquiteto inseriu as juntas de dilatação, para evitar todos os problemas já listados. As juntas de dilatação são essenciais para a preservação da construção. Quando falamos em projetos arquitetônicos de clínicas e hospitais, leva-se em consideração a responsabilidade civil que se tem nesse tipo de construção. Por exemplo, um problema com juntas de dilatação em um centro cirúrgico, uma ala de internação ou qualquer área demonstraria imensos transtornos. É muito comum confundir juntas de dilatação com rachaduras. Por isso, é importante sempre ter o aval de profissionais especializados para dar conta de qualquer alteração detectada em paredes e estruturas de hospitais. Uma vez que há várias temperaturas, como por exemplo encanamentos inteiros com água quente para higienização, é preciso ter muita perícia e qualidade ao se projetarem as juntas de dilatação

© 2016 ENTERPRISES ARQUITETURA | Soluções para acabamentos arquitetônicos. | Todos os direitos reservados.